quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DOSVOX

Tecnologia Assistida para Limitação Visual DOSVOX

Tive facilidade em trabalhar com o DOSVOX. Explorei os recursos existentes no programa, até joguei com minha filha de oito anos os jogos educacionais.
No entanto, quando fui digitar o texto, tive que ler o manual de instruções( a versão audivisul esta disponível), pois ao escolher a opção “E” o programa abria o EDIVOX e pedia o nome do arquivo MINIED, mas foi uma experiência boa.
Lendo o manual conheci novas funções e tive a curiosidade de navegar pela Internet usando o DOSVOX.
Os arquivos, com leituras dos textos possuem uma qualidade ruim no comando de voz, mas o Mídia com músicas é ótimo.
Por mais de uma vez pode sentir, as dificuldades encontradas pelos PNEEs. Com Dasher pode conhecer um pouco essas limitações e a importância da inclusão na vida dessas pessoas, mas a experiência com o programa DOSVOX ampliou meu conhecimento sobre a  importância da acessibilidade na vida dessas pessoas.
Ao fazer a pesquisa sobre HELLEN KELLER, fiquei imaginado, quantas crianças não tiveram um anjo como sua professora. Agora mais do que nunca percebo e sinto a importância de se qualificar os profissionais da educação para incluir essas crianças, jovens e adultos no mundo da leitura e escrita, tenho a compreensão do vazio que é a vida de um ser humano sem a leitura e escrita.
O DOSVOX , pode proporcionar este prazer as estas pessoas, já pensou? Conseguir navegar pela Internet e entrar no site da SEDUC – MT de olhos vendados, ou sem enxergar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário