quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Arte abstrata

COLETÂNEA DE OBRAS DO ARTISTA SONIVON








































COLETÂNEA DE OBRAS DA EDUARDA/7ANOS DE IDADE








PODEROSA IMAGEM DO QUADRADO NEGRO SOBRE UM FUNDO BRANCO



MALEVICH

MALEVICH DESCREVE A ISNPIRAÇÃO QUE DEU ORIGEM A OBRA ABAIXO: "EU SENTIA APENAS A NOITE DENTRO DE MIM, E FOI ENTÃO QUE CONCEBI A NOVA ARTE, QUE CHAMEI SUPREMATISMO"









JUDITH LAUAND





LUIZ SACILOTTO







ANTÔNIO BANDEIRA



"NÃO É POSSÍVEL ESTAR DENTRO DA CIVILIZAÇÃO E FORA DA ARTE"
(RUI BARBOSA)

"A ARTE DA VIDA CONSISTE EM FAZER DA VIDA UMA OBRA DE ARTE"
(GANDHI)

ARTE
O SER HUMANO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA EXPRESSA SEUS CONHECIMENTOS, CULTURAS E SENTIMENTOS ATRAVÉS DA ARTE. ELA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, POSSUI VIDA PRÓPRIA.
A ARTE VEM SOFRENDO CONSTANTES MUDANÇAS E CONSTRUINDO NOVOS PADRÕES AO LONGO DOS ANOS.
VAMOS ESTIMULAR NOSSAS CRIANÇAS A SEREM ARTISTA, CIENTISTA E FELIZES. MOSTRE VÁRIAS TENDÊNCIAS, PARA QUE POSSAM SE VALORIZAR ENQUANTO SERES ATIVOS, CAPAZES DE SENTIR E PENSAR SOBRE SUA REALIDADE, EXPRESSANDO-SE ATRAVÉS DA ARTE.
TODOS NÓS SOMOS CAPAZES DE ESTRAVASAR NOSSAS IDÉIAS , MAS DEVEMOS SER MOTIVADOS, ESTIMULADOS E RECONHECIDOS COMO TAL.
AS RUPTURAS DEVEM COMEÇAR POR NÓS MESMOS, DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA QUE TODO GRANDE ARTISTA PASSOU POR UM MOMENTO DE CRISE, DE CRÍTICA POR NÃO SE ENQUADRAR NOS PADRÕES ESTABELICIDOS POR SUA ÉPOCA.
DEIXE O MEDO DE LADO, SINTA SE CAPAZ . TENTE, REENVENTE, AJUDE ALGUÉM A FAZER DIFERENTE.
MOSTRE AS NOSSAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DA ARTE EM NOSSA HISTÓRIA ENQUANTO SERES HUMANOS.
"TANTO A CIÊNCIA QUANTO A ARTE RESPONDEM A ESSA NECESSIDADE MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE CONHECIMENTO QUE JUNTAMENTE COM AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, PARA COMPREENDER SEU LUGAR NO UNIVERSO, BUSCANDO A SIGNIFICAÇÃO DA VIDA."(PCN, ARTE. p26)
ARTE ABSTRATA ( BREVE PESQUISA HISTÓRICA)
ORIGEM: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE.
A ARTE ABSTRATA OU ABSTRACCIONISMO É GERALMENTE ENTENDIDO COMO FORMA DE ARTE QUE NÃO RESPEITA OBEJTOS PRÓPRIOS DA NOSSA REALIDADE CONCRETA EXTERIOR. AO INVÉS DISSO, USA AS RELAÇÕES FORMAIS ENTRE CORES, LINHAS E SUPERFÍCIES PARA COMPOR A REALIDADE DA OBRA.
SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS VANGARDAS EUROPÉIAS, QUE RECUSAM A HERANÇA RENASCENTISTA DAS ACADEMIAS DE ARTE. A EXPRESSÃO TAMBÉM PODE SER USADA PARA SE REFERIR ESPECIFICAMENTE À ARTE PRODUZIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX POR DETERMINADOS MOVIMENTOS E ESCOLAS QUE GENERICAMENTE ENCAIXAM-SE NA ARTE MODERNA.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, ANTES QUE OS ARTISTAS ATINGISSEM A ABSTRAÇÃO ABSOLUTA, O TERMO TAMBÉM FOI USADO PARA SE REFERIR A ESCOLAS COMO CUBISMO E O FUTURISMO QUE, AINDA QUE FOSSEM REPRESENTATIVAS E FIGURATIVAS, BUSCAVAM SINTETIZAR OS ELEMNETOS DA REALIDADE NATURAL, RESULTANDO EM OBRAS QUE FUGIAM À SIMPLES IMITAÇÃO DAQUILO QUE ERA "CONCRETO".
O ABSTRACCIONISMO DIVIDE-SE EM DUAS TENDÊNCIAS:
  • ABSTRACCIONISMO LÍRICO
  • ABSTRACCIONISMO GEOMÉTRICO

ABSTRACCIONISMO GEOMÉTRICO

ABSTRACCIONISMO GEOMÉTRICO, FOCA-SE NA RACIONALIDADE QUE DEPENDE DA ANÁLISE INTELECTUAL E CIENTÍFICA. FOI INFLUENCIADO PELO CUBISMO E PELO FUTURISMO.

ABSTRACCIONISMO NO BRASIL

NO BRASIL, O ABSTRACIONISMO TEVE SUAS PRIMEIRAS EXPRESSÕES NA DÉCADA DE 40. ENTRE OS MAIS IMPORTANTES DESTACAM-SE: ABRAHAN PALATNIK, IVAN SERPA, LOIO-PÉRSIO, LUIZ SACIOLOTTO, ANTÔNIO BANDEIRA, REGIA MARINHO, MANABRI, JUDITH LAUAND.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SILVA, V. R. e LORETO, M. L. S. Elementos de estética. Pelotas: Educart, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parametros curriculares nacionais: Arte/Secretaria de Educação Fundamental,- MEC/SEF, 1997. 26p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário